Gabarito (C)
A questão quer uma responsabilidade profissional, ou seja, um dever.
A) Apontar falhas em normas, contratos e práticas internas das instituições em que trabalhe quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais a si mesmo, ao paciente ou a terceiros, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes e, obrigatoriamente, à comissão de ética e ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição.
Comentário: trata-se de um direito do médico, a atual resolução difere em palavras da afirmação, não me julgo apto a corrigir a luz da legislação antiga.
=-=-=-=-=-=-=-=-=
B) Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
Comentário: Apesar de a afirmação estar correta, indica um direito do médico e não um dever.
=-=-=-=-=-=-=-=-=
C) Assumir responsabilidade sobre procedimento médico que indicou ou do qual participou, mesmo quando vários médicos tenham assistido o paciente.
Comentário: Certo, isso sim trata-se de uma obrigação.
=-=-=-=-=-=-=-=-=
D) Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados e públicos com caráter filantrópico ou não, ainda que não faça parte do seu corpo clínico, respeitadas as normas técnicas aprovadas pelo Conselho Regional de Medicina da pertinente jurisdição
Comentário: Apesar de a afirmação estar correta, indica um direito do médico e não um dever.