SóProvas


ID
4103701
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Santa Fé do Sul - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de migração em massa da população do campo para cidade, também conhecido como êxodo rural, é motivado por elementos associados a dinâmicas socioespaciais. Esse movimento foi responsável pela aceleração do processo de urbanização.


Os dois fatores que provocaram o êxodo rural no Brasil são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B. Precisa nem comentar, né

  • GAB: B

    Um dos principais motivos que levaram a um alto índice de êxodo rural por todo o mundo foi a mecanização no campo, ou seja, a chegada das máquinas para efetuar os trabalhos rurais, como a colheitadeira, a máquina de arar, tratores, entre outras máquinas que começaram a cobrir as funções que eram até então, efetuadas pelos trabalhadores rurais, fazendo com que esses perdessem seus empregos, pois uma máquina começa a realizar o trabalho que ates necessitaria de muitas pessoas, e agora só há necessidade de uma. No mesmo período em que ocorria a mecanização do campo, as indústrias estavam crescendo nas cidades, e necessitavam de mão de obra, logo esses trabalhadores rurais que até então se encontravam desempregados, tiveram nas indústrias sua oportunidade de terem um emprego novamente.

  • GAB B

    vamos aos destaques:

    1 - falso, pois os imigrantes, inicialmente, foram para o campo e, posteriormente, buscaram as cidades devido as péssimas condições que encontraram no meio rural.

    2 - verdadeira.

    3 - a urbanização foi resultada do êxodo rural, além de que o campo brasileiro, historicamente, não foi amparado/tocado.

    4 - as ligas camponesas surgiram para contestar a grande presença de latifúndios e a desfavorável condição de vida no campo.

  • GAB :B

    A mecanização do campo e a maior causadora do êxodo rural, devido a troca da mão de obra humana pelas máquinas, o que otimiza o trabalho e aumenta os lucros. Ao mesmo tempo se aumentou a industrialização nas cidades, maior parte delas concentradas no sudeste, aumentando a necessidade da mão de obra.

  • Temos que lembrar que essa industrialização da década de 30 com Getúlio Vargas que provocou o primeiro êxodo rural não é igual a industrialização atual; antes a industrialização demandava de muita mão de obra, justamente o motivo que colaborou para as imigrações (saída) para o sudeste, lugar onde as industrias se instalavam por conta das condições mínimas de infraestrutura.

    O segundo êxodo rural acontece devido à Revolução Verde que ocorre no mundo em 1950, no entanto só chega mesmo ao Brasil em 1970. O campo se moderniza a ponto de não precisar mais de tantos trabalhadores já que as máquinas já substituem a mão de obra, gerando desemprego, os grandes latifundiários acabam comprando as terras de outros donos que não se adequaram á modernização e agora se encontram endividados, logo precisam vender suas terras. todos esses fatores fizeram as pessoas do campo emigrarem (sair) do campo e ir para as cidades que se encontram super lotadas.

    Gabarito B