A
Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano. Enfim ser um profissional executivo e não propositivo.
B
A profissão avançou, rompeu com o conservadorismo, e atua na direção da manutenção da exploração de classe sobre as questões que dizem respeito a sobrevivência social e material dos setores majoritários da população trabalhadora.
C
O desafio é redescobrir alternativas e possibilidades para o trabalho profissional no cenário atual; traçar horizontes para formulação de propostas que façam frente a questão social e que sejam solidárias com a vida daqueles que vivenciam, não só como vitimas, mas como sujeitos que lutam pela preservação e conquista de sua vida, da sua humanidade.
D
O Serviço Social na contemporaneidade é muito mais do que titulo formal, pois sintetiza o desafio de decifrar os novos tempos para que deles possa ser contemporâneo. Exige-se um profissional qualificado, que reforce e amplie sua competência acrítica.