A
que a principal expressão de seu ideário está na obra conhecida como Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Iesu, onde vemos a prescrição do conteúdo e do método pedagógico em sua origem. A obra mais importante de Comênio, Didactica Magna.
B
que Comênio era um cristão protestante e, por isso, esse pensador não propôs uma ruptura radical com o modelo de escola até então praticado pela Igreja Católica. Comênio era cristão protestante, o pensador propôs uma ruptura radical com o modelo de escola até então praticado pela Igreja Católica.
C
que a Didáctica Magna – tratado da Pedagogia universal do ensino para crianças – é uma espécie de coletânea, fundamentada em experiências vivenciadas no Colégio Romano, a que foram adicionadas observações pedagógicas de diversos outros colégios católicos. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança.
D
que na Didáctica Magna – tratado da arte universal de ensinar tudo a todos – Comênio realiza uma racionalização das ações educativas, abordando tanto questões teóricas como aquelas mais vinculadas ao cotidiano de uma sala de aula.
Quanto mais estudo mais vejo os absurdos da igreja católica
Comênio reivindicava pelos protestantes, à livre interpretação dos textos religiosos, proibida pela Igreja Católica. Embora profundamente religioso, o pensador propôs uma ruptura radical com o modelo de escola até então praticado pela Igreja Católica, voltado apenas para elite.