DMA envolve um módulo adicional no barramento do sistema. O módulo de DMA (Figura 7.11) é capaz de imitar o processador e, na realidade, assumir o controle do sistema do processador. Ele precisa fazer isso para transferir dados de e para a memória pelo barramento do sistema. Para essa fi nalidade, o módulo de DMA precisa usar o barramento apenas quando o processador não precisa dele, ou então precisa forçar o processador a suspender a operação temporariamente. Essa última técnica é mais comum e é conhecida como roubo de ciclo (cycle stealing), pois o módulo de DMA efetivamente rouba um ciclo do barramento. Quando o processador deseja ler ou escrever um bloco de dados, ele envia um comando ao módulo de DMA com as seguintes informações:
Indicação de uma operação de leitura ou escrita usando a linha de controle de leitura ou escrita entre o processador e o módulo de DMA.
O endereço do dispositivo de E/S envolvido, comunicado nas linhas de dados.
O local inicial na memória para ler ou escrever, comunicado nas linhas de dados e armazenado pelo módulo de DMA em seu registrador de endereço.
O número de palavras a serem lidas ou gravadas, novamente comunicado por meio das linhas de dados e armazenado no registrador contador de dados