SóProvas


ID
4115110
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O spam caracteriza-se como o ato de enviar mensagens de e-mail para um grupo grande de pessoas, de forma aleatória. Quem faz isso são os spammers, que abusam dos usuários de computador enviando mensagens para diversos países, gratuita e anonimamente. O protocolo responsável pelo envio de e-mails é o SMTP, na porta 25. Entretanto, no site Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, http://www.cert.br/, há uma recomendação para que se faça a troca da porta do envio de e-mails para evitar a proliferação de spams no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a porta a ser configurada para o envio de e-mails

Alternativas
Comentários
  • Acertei no maior chute do mundo. Que questão é essa mano ?!

  • Como a porta 587 impede o SPAM?

    Quando os usuários adotarem a porta 587/TCP, a operadora (de ADSL, cabo, 3G, etc) poderá filtrar o tráfego com destino à porta 25/TCP. Desse modo, os e-mails legítimos, que usam uma porta diferente, não são afetados. Mas os spams, que são enviados por máquinas infectadas/botnets direto para servidores de e-mail, não saem da rede.

    Fonte: https://www.antispam.br/

  • Porta 587 - possui mecanismos de autenticação, o que dificulta a propagação de spam.

    De forma a aprimorar a segurança do sistema de e-mail e conforme resolução [1] do CGI.br (Comitê Gestor da internet no Brasil), a porta 25 está sendo gradativamente bloqueada [2], ficando seu uso dedicado apenas ao tráfego de mensagens entre servidores de e-mail.

    FONTE: netbit

  • Gabarito: D

    Uma alternativa a porta 587 é a 2525

    A porta 2525 não é uma porta SMTP oficial (como reconhecido pela IETF ou IANA). No entanto, ainda é popularmente utilizada como alternativa à porta 587 para submissão SMTP e a maioria dos ISPs e provedores de hospedagem em nuvem suportam a porta 2525 para SMTP.

    Fonte: Kinsta