SóProvas


ID
4116451
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Apiacá - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em frente ao porto da cidade de Cabedelo, na Paraíba, uma placa sinaliza o marco zero da Transamazônica, um dos projetos mais polêmicos do Brasil. A BR-230 fez parte do programa de integração nacional, cuja intenção era levar nordestinos a ocupar áreas pouco povoadas da região Norte. Ela atravessa sete estados (Paraíba, Ceará, Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará e Amazonas), corta 63 municípios e passa por três ecossistemas.”

(Disponível em: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Projeto_polemico_Transamazonica_faz_40_anos_sem_nunca_ter _sido_concluida&id=357533.)

A Transamazônica, considerada uma obra faraônica, foi iniciada no governo de:

Alternativas
Comentários
  • Iniciada no Governo de Médici. A construção da rodovia fazia parte do programa de integração nacional (PIN) cujo lema: "Integrar para não entregar". A construção da transamazônica não só tinha o objetivo de integrar o país, levando pessoas para região norte, mas também desafogar o nordeste principalmente dos conflitos por terra que lá aconteciam na época. Ficou acordado que seriam disponibilizados lotes de Terra ao longo de 10 km da rodovia. No entanto, as pequenas propriedades que passaram a se estabelecer nessa região eram abandonadas a própria sorte, e passaram a serem vistas como improdutivas para o governo federal. Chegavam na região companhias mineradoras, nas terras dos pequenos agricultores incialmente incentivados pelo próprio governo.

    Créditos ao - https://www.qconcursos.com/usuario/perfil/concurseiro_0f58739d

  • Obras faraónicas= Médici