SóProvas


ID
4116655
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Apiacá - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Por considerarmos que a participação não faz parte da nossa cultura, cabe lembrar Paro (2004), quando enfatiza que, para além de um princípio norteador, a gestão democrática representa uma mudança no modo de entender o ato de administrar. [...] A gestão democrática é um conceito amplo e complexo, que precisa ser discutido e entendido em suas contradições, limites e possibilidades. Assim, para falar em gestão democrática no contexto das atuais políticas educacionais brasileiras é necessário um olhar mais atento, o que implica reconhecer que há pelo menos duas concepções divergentes quanto a se conceber a organização e a gestão escolar.” Considerando as concepções, relacione-as adequadamente com as características que as determinam.

1. Neoliberal.
2. Sociocrítica.

( ) A proposta é colocar a escola como centro das políticas e liberar o Estado de boa parte das responsabilidades educativas, deixando às comunidades e às instituições escolares autônomas o que diz respeito à gestão dos recursos materiais e financeiros, além da iniciativa de planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais em conformidade com os interesses e as necessidades particulares dos seus usuários.
( ) Toma a gestão empresarial como paradigma a ser imitado, partindo-se da defesa da aplicação da lógica do mercado na gestão da escola pública. A gestão compartilhada, entendida nos moldes da “Qualidade Total”, submete a escola aos valores da produtividade, competitividade e eficiência da empresa.
( ) Abarca uma concepção que visa a humanização e emancipação dos sujeitos, articulando-os aos valores universais. Está relacionada ao modelo político participativo, objetivando contribuir para a valorização de ações mais concretas relativas a todos os componentes da escola.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    NEOLIBERAL

    A proposta é colocar a escola como centro das políticas e liberar o Estado de boa parte das responsabilidades educativas, deixando às comunidades e às instituições escolares autônomas o que diz respeito à gestão dos recursos materiais e financeiros, além da iniciativa de planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais em conformidade com os interesses e as necessidades particulares dos seus usuários. 

    Toma a gestão empresarial como paradigma a ser imitado, partindo-se da defesa da aplicação da lógica do mercado na gestão da escola pública. A gestão compartilhada, entendida nos moldes da “Qualidade Total”, submete a escola aos valores da produtividade, competitividade e eficiência da empresa. 

    SOCIOCRÍTICA

    Abarca uma concepção que visa a humanização e emancipação dos sujeitos, articulando-os aos valores universais. Está relacionada ao modelo político participativo, objetivando contribuir para a valorização de ações mais concretas relativas a todos os componentes da escola.