SóProvas


ID
4117885
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um transformador é constituído de duas bobinas independentes, enroladas em um bloco de lâminas ferromagnéticas justapostas.
Com base nos conhecimentos sobre o eletromagnetismo, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.


( ) O princípio de funcionamento de um transformador tem como base a lei de Faraday da indução eletromagnética.

( ) A bobina primária, sendo percorrida por uma corrente elétrica contínua, induz uma voltagem contínua entre as extremidades da bobina secundária.

( ) O núcleo de um transformador é construído com o material ferromagnético porque ele é facilmente imantado por um campo magnético produzido por uma corrente alternada que percorre a bobina primária.

( ) As forças eletromotrizes, no primário e no secundário, estão na razão direta das intensidades de correntes que passam por essas bobinas.



A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a 

Alternativas
Comentários
  • Colega, acredito que o erro da questão não é este, pois o controle é de constitucionalidade. Note-se que o parâmetro de controle não é a CF atual, e sim a Constituição vigente à época em que a lei foi editada. Aplicação do princípio da contemporaneidade.

    Como exemplo, veja questão correta do Cespe na prova de DPU em 2015:

    "É possível o controle judicial difuso de constitucionalidade de normas pré-constitucionais, desde que não se adote a atual Constituição como parâmetro."

    Voltando à questão, uma vez que o controle é de constitucionalidade (difuso, reitere-se), deve ser observada a cláusula de reserva de plenário, a qual existe desde a Constituição de 1937, conforme consta do enunciado.