SóProvas


ID
4118080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

        Um homem de dezoito anos de idade foi encaminhado ao serviço de cirurgia bucal com indicação de algumas extrações. Na anamnese, ele relatou possuir uma síndrome cuja manifestação bucal se dava por meio de má-formação dentária. No entanto, não sabia explicar exatamente qual era o seu problema, por isso o cirurgião-dentista realizou exames para averiguar a condição bucal e a provável hipótese diagnóstica do paciente.


Com referência a esse caso clínico, julgue o item subsecutivo.

Caso o cirurgião-dentista constate a existência de maior número de dentes nos arcos dentários, o problema estará relacionado à geminação dentária.

Alternativas
Comentários
  • O problema estará relacionado à hiperdontia.

    GABARITO: ERRADO

  • Em geral, os dentistas iniciam o diagnóstico com uma inspeção visual. Para determinar se o dente é geminado ou fundido, o dentista pode precisar contar o número de dentes na boca. Pessoas com dentes geminados têm a quantidade normal de dentes, já que o dente de tamanho grande é contado como um só, enquanto as pessoas com fusão dentária parecem ter menos dentes. É interessante notar que na fusão, o número de dentes na cavidade bucal pode aparecer em menor quantidade, já que dois germes dentais resultam em um único dente.

  • Supranumerários