CPU é a sigla para Central Process Unit, ou Unidade Central de Processamento. Ele é o principal item de hardware do computador, que também é conhecido como processador. A CPU é responsável por calcular e realizar tarefas determinadas pelo usuário e é considerado o cérebro do PC.
Muitos erram ao confundir a CPU com o que na verdade é o gabinete do equipamento. O gabinete é apenas a estrutura de sustentação e proteção dos componentes internos da máquina - basicamente uma carcaça. O processador, por outro lado, é uma das peças internas.
As características da CPU influenciam diretamente na velocidade com que seus programas vão rodar na máquina. Existem vários tipos de processadores no mercado: de 32 e 64-bits, com um ou múltiplos núcleos, e compatíveis com diferentes placas-mãe. As principais fabricantes são a Intel e a AMD. A CPU é ligada à placa mãe por meio de um soquete, um dispositivo que permite ao processador receber energia para comandar as atividades do computador. Também existem vários tipos de soquetes no mercado e sua escolha limita a lista de CPUs compatíveis com a máquina.
Microcomputador (Computador Doméstico)
É uma máquina eletrônica capaz de manipular informações.
As partes básicas de um microcomputador são:
-Monitor (Vídeo)
-Teclado/Mouse
-Gabinete: Placa mãe, CPU (microprocessador), Memórias (ram e rom), Disk Drives, Disco Rígido (HD) etc.
GABARITO LETRA C.
(1)Um microprocessador,(2)uma unidade de memória e (3)uma unidade de entrada e saída são suficientes para formar um(a): C) Microcomputador.
1) Microprocessador = Processador = CPU = Unidade Central de Processamento. Obs.: Todas essas expressões são sinônimas. Além disso, o CPU NÃO é o gabinete do computador. O CPU nada mais é do que o cérebro do computador, é o local em que as informações são processadas de forma centralizada, em que são realizados cálculos e operações que atendam a demanda de processamento dos programas que estão em execução no sistema. É como se fosse um chip pequeno. DENTRO DA CPU (DO CHIP) TEM-SE: OS REGISTRADORES, UC UNIDADE DE CONTROLE E ULA/ALU UNIDADE LÓGICA E RITMÉTICA.
2) Unidade de memória.
3) Unidade de entrada e saída. Obs.: Unidades de entrada de um computador são: teclado, microfone, webcam, mouse, scanner (rastreia/digitaliza a imagem, o CPU processa e joga na tela do computador), etc. Os dispositivos de entrada jogam informações na CPU. Unidades de saída: monitor (se mostra na tela é porque já foi processado), impressora, plotter (se está imprimindo é porque já foi processado), alto falantes (mostram o som que já foi processado).
Obs.: Unidade de entrada e saída:
Monitores são periféricos de saída.
Monitores touch screen (toque na tela) é unidade de entrada e saída. Isso quer dizer que: quando eu toco na tela automaticamente eu envio dados/informações para (o chipizinho) a CPU processar, e o monitor mostra na tela o que já foi processado pela CPU. Esse é o ciclo entre os periféricos e o CPU.
Impressora Multifucional é uma impressora que tem o scanner, periférico de entrada, joga informações para a CPU processar, e tem também a impressão que é a informação que entrou, foi processada e é impressa.