-
O registro contábil da atualização monetária deve ser feito a débito ou a crédito da conta atualizada, tendo como contrapartida contas de resultado, de variações monetárias ativas (receita) ou de variações monetárias passivas (despesa).
Fonte: Portal da contabilidade
Bons estudos :)
-
GABARITO CORRETO!
.
.
Para contabilização da Variação Cambial temos que efetuar um lançamento contábil a débito ou a crédito da conta atualizada: Variação Cambial Ativa (Receita). Variação Cambial Passiva (Despesa).
-
Se essa empresa trabalha com moeda estrangeira, logo, ela deve possuir uma conta que funcione para variação dessa moeda.
Lembrando: o PLANO DE CONTAS é mutável. Adaptado para qualquer empresa.
Plano de contas é formado por dois documentos conjuntos:
- Elenco de contas: relação de todas as contas contábeis utilizadas pela entidade.
- Manual de contas: traz regras específicas sobre o funcionamento de cada conta contábil.
GAB.: CERTO.
-
GAB CERTO: Uma empresa que trabalha com financiamentos em moeda estrangeira deve ter a conta variação cambial incluída em seu plano de contas.
FCC2012/TRF/CERTO: As contas a receber em moeda estrangeira devem ter seu valor atualizado pela variação da taxa de câmbio.
CESPE2013/TCE-RO/ERRADA: Atualmente, os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional não podem ser reconhecidos nos registros contábeis, visto que o princípio contábil da atualização monetária foi excluído em 2010.