SóProvas


ID
4130965
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cirrose é uma condição crônica degenerativa, caracterizada pela substituição do tecido hepático funcional por fibrose. A doença é responsável por altas taxas de morbidade, mortalidade, hospitalizações consecutivas, absenteísmo no trabalho e maiores gastos sociais. A cirrose hepática é um problema de saúde pública e é a segunda causa de morte entre as doenças gastrointestinais. Com o avanço da doença, os pacientes podem enfrentar complicações associadas, tais como,

Alternativas
Comentários
  • Icterícia. Caso haja insuficiência hepática, a billirrubina não será conjugada, logo, ocorrerá o acúmulo da mesma, e causará o quadro ictérico.

  • Alternativa A está correta. Mas gostaria de deixar um contraponto sobre a alternativa D. Uma das funções do fígado é a Glicogênese, utilizado principalmente nas condições de hiperglicemia aguda, transformando o excesso de glicose em glicogênio e equilibrando os níveis de glicose.

    Um fígado lesado pode ter essa função comprometida e contribuir para a hiperglicemia.

  • Como sintomas e sinais principais da cirrose hepática, podemos citar a icterícia, em que pele e mucosas tornam-se amareladas, acúmulo de líquidos na região do abdômen (ascite), hemorragias digestivas, deficiência nutricional e emagrecimento, anorexia, vômitos, distúrbios do sono, entre outros. Em casos graves, o câncer de fígado pode surgir.