-
A questão social tem sua gênese, portanto, no caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana, caracterizando, dessa forma, a lei geral da acumulação capitalista.
-
A questão está errada, por afirmar que a pobreza surgiu no capitalismo. De acordo com Netto, 2006. Pela primeira vez na história até então registrada, a pobreza se dava na mesma proporção da produção de riqueza. Antigamente a pobreza se dava pelo quadro geral da escassez e pelo baixo desenvolvimento das forças produtivas, agora ela se mostrava generalizada em meio ao avanço da capacidade produtiva de riqueza, na mesma proporção que se gerava riqueza, se tinha de um outro lado, apoiada pela pobreza da maioria. (NETTO, 2006)
-
A pobreza já existia antes do modo de produção capitalista, mas era decorrente da escassez, hoje em dia a sociedade tem plena capacidade de produzir bens e serviços para satisfazer as necessidades de toda a população, não satisfaz porque a concentração do que é produzido coletivamente fica nas mãos da classe detentora dos meios de produção.