SóProvas


ID
4138174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com relação à gestão do SUS e seus programas, julgue o próximo item.


A taxa de mortalidade infantil não é considerada aplicável a pequenas populações. Em municípios onde os óbitos infantis são menos frequentes, é mais indicado o uso de números absolutos de óbitos infantis.

Alternativas
Comentários
  • Para atualizar o comentário do colega, atualmente as Reserva de Incentivos Fiscais não são mais consideradas Reservas de Capital, passaram a ser consideradas Reservas de Lucros.

  • A taxa de mortalidade infantil não é considerada aplicável a pequenas populações?

  • ANEXO II

    PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA, 2006

    Número absoluto de óbitos em menores de um ano de idade e Coeficiente de mortalidade infantil

    O indicador utilizado para a sua mensuração é o coeficiente de mortalidade infantil, definido como o número de óbitos de menores de um ano de idade por 1.000 nascidos vivos, em determinado local e período.

    Para os municípios com população inferior a 80.000 habitantes, além do coeficiente definido acima, será utilizado o número absoluto de óbitos de menores de um ano de idade, em determinado local e período.

    A diferenciação dos municípios foi adotada porque o coeficiente de mortalidade infantil tem uma grande oscilação em populações pequenas, quando avaliado um período curto de tempo, como um ano. Nesses casos, em que os óbitos infantis tendem a ser menos frequentes, cada óbito a mais ou a menos provoca grandes variações no coeficiente, sendo importante o uso de números absolutos. Mas para garantir comparações entre municípios de porte diferente, se faz necessário o uso do coeficiente, justificando o uso destes dois indicadores para municípios com menos de 80 mil habitantes.