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ID
4139632
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Todos os profissionais vinculados às informações bibliográficas necessitam conhecer os instrumentos catalográficos universais, a exemplo do AACR2, além de compreender e interpretar suas instruções normativas (regras) e utilizá-los adequadamente. Em se tratando da catalogação de fotografias, as orientações estão descritas no AACR2, no capítulo sobre

Alternativas
Comentários
  • Conforme o AACR2:

    Capítulo 3 - Materiais Cartográficos

    3.0A. Campo abrangido

    3.0A1. As regras neste capítulo dizem respeito à descrição de materiais cartográficos de todos os tipos. Os materiais cartográficos incluem todos os materiais que representam, no todo, ou em parte, a Terra e qualquer corpo celeste. Incluem mapas em duas ou três dimensões e plantas (inclusive mapas de lugares imaginários; cartas aeronáuticas, náuticas e celestes; atlas; globos; diagramas de bloco; seções; fotografias aéreas para fins cartográficos; vistas panorâmicas etc.).

    Capítulo 4 - Manuscritos (Incluindo Coleções Manuscritas)

    4.0A. Campo abrangido

    4.0A1. As regras deste capítulo dizem respeito à descrição de materiais manuscritos (incluindo os datilografados) ou impressos de todos os tipos compreendendo livros manuscritos, dissertações e teses, cartas, discursos etc., documentos jurídicos (incluindo formulários completados a mão) e coleções desses manuscritos.

    Capítulo 8 - Materiais Gráficos

    8.0A. Campo abrangido

    8.0A1. As regras deste capítulo dizem respeito à descrição dos materiais gráficos de todos os tipos, quer opacos (p.ex., originais e reproduções de arte bidimensionais, quadros, fotografias, desenhos técnicos), quer destinados a serem projetados ou vistos (p.ex., diafilmes, radiografias, diapositivos), bem como coleções desses materiais gráficos.

    Capítulo 10 - ARTEFATOS TRIDIMENSIONAIS E REALIA

    10.0A. Campo abrangido

    10.0A1. As regras deste capítulo dizem respeito à descrição de objetos tridimensionais de todos os tipos (menos os abrangidos em capítulos anteriores) como modelos, dioramas, jogos (incluindo quebra-cabeças e simulações), cassetes de braile, esculturas e outras obras de arte tridimensionais, objetos de exposições, máquinas e vestuário.

    Gab. C