SóProvas


ID
4139701
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O bibliotecário deve ter, além de conhecimentos de processamento técnico e de mediação da informação, um perfil dinâmico, com domínio das tecnologias e habilidades de gestão da informação, o que remete à competência informacional. Essa competência tem como característica principal

Alternativas
Comentários
  • Conforme Farias e Vitorino (2009, p. 11):

    Dudziak (2003) definiu competência informacional como:

    [...] processo contínuo de internalização de fundamentos conceituais, atitudinais, de habilidades, necessários à compreensão e interação permanente com o universo informacional e a sua dinâmica, de modo a proporcionar um aprendizado ao longo da vida (DUDZIAK, 2003, p. 28).

    Gab. A

    Em suma, é um processo contínuo, que intenta formar indivíduos que aprendam ao longo da vida.

    FARIAS, Christianne Martins; VITORINO, Elizete Vieira. Competência informacional e dimensões da competência do bibliotecário no contexto escolar. Perspectivas em ciência da informação, v. 14, n. 2, p. 2-16, Belo Horizonte, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362009000200002

  • "Enquanto na primeira concepção – com ênfase na tecnologia da informação – a information literacy assume um papel estático, tendo em vista que se limita ao acesso à informação, mediante suportes tecnológicos, na segunda concepção – com ênfase nos processos cognitivos – o foco está no indivíduo, em seus processos de compreensão da informação e seu uso em situações particulares. Já a terceira concepção – com ênfase no aprendizado ao longo da vida – incorpora as concepções anteriormente descritas, considerando que sociedade, instituições, docentes, profissionais da informação e estudantes compõem um sistema relacionado em que todos devem ser aprendizes. Essa última concepção preconiza mais que a apropriação tecnológica ou a mudança nos processos cognitivos: presume a incorporação de um estado permanente de mudança, a própria essência do aprendizado como fenômeno social." (VITORINO; PIANTOLA, 2020, p. 75)

    "A partir da análise da evolução do conceito e seguindo a concepção de information literacy voltada ao aprendizado ao longo da vida, pode-se defini-la como o processo contínuo de internalização." (DUDZIAK, 2003, p. 28 apud VITORINO; PIANTOLA, 2020, p. 70)

    OBS: Indo por outras questões que já apareceram aqui no Qconcursos, information literacy é o equivalente a competência informacional/ competência em informação.

    Fonte:

    VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: EdUFSC, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212553. Acesso em: 08 out. 2021.

    Gabarito: A