SóProvas


ID
4140163
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O uso de software livre é mais comum nos órgãos públicos federais (93%) do que nos estaduais (78%). Em 85% dos órgãos federais e 57% dos estaduais houve desenvolvimento de software novos para atender às suas necessidades específicas. Aproximadamente metade dos órgãos da esfera federal (52%) que desenvolveram software na própria organização ou para atender necessidades específicas do órgão também compartilhou ou cedeu esses software para outros órgãos públicos.

Fonte: TIC governo eletrônico 2017


Sobre o Software livre e Software proprietário, analise as afirmativas abaixo:


I - O software livre se baseia no modelo de SaaS (Software as a Service).

II – Uma diferença entre os tipos de software está na gratuidade, software livres são gratuitos e softwares proprietários são pagos.

III - O Telegram, aplicativo de comunicação, é um exemplo de software livre.

IV - Software com copyleft é um software livre.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Sobre a I:O software livre se baseia no modelo de SaaS (Software as a Service), ou seja, Software como um Serviço. Ele baseia-se na prestação de serviços fazendo uso daquele software. O lucro não está na venda de licenças do software, mas nos serviços agregados a ele.

    sobre a IV :Copyleft é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, exigindo que as mesmas liberdades sejam preservadas em versões modificadas

  • GAB. D

    Somente a II está errada.

    É o tipo de software disponibilizado para ser usado, copiado, modificado e redistribuído livremente. Podendo ser pago ou gratuito, todavia, apresentando-se com o código-fonte disponível para modificações posteriores.

    Alguns softwares livres e gratuitos: Navegadores Google Chrome e Mozila Firefox, Sistema Operacional Linux, BR Office.

    Obs: Um software livre não está apenas associado à gratuidade.

     Software meramente gratuito (freeware), estamos falando de um programa que você pode utilizar sem pagar. Perceba, com isso, que um software pode ser gratuito e livre, por outro lado, pode ser também gratuito e fechado. Um software nesta condição é restrito, isto é, somente o autor ou a entidade que o desenvolve tem acesso ao código-fonte, portanto você não pode alterá-lo ou simplesmente estudá-lo, somente usá-lo da forma como foi disponibilizado. Muitas vezes, há limitações também em sua distribuição.

    É o tipo de software que tem restringido por parte do proprietário a sua redistribuição, cópia e modificação. Os direitos são exclusivos do produtor tendo de ser respeitados os direitos autorais e as patentes.

    Caso precise copiar, redistribuir ou modificar será necessário a autorização do proprietário ou por via de pagamento, adquirindo-se assim a licença.

    Alguns softwares proprietário: Real Player, Microsoft Windows, Microsoft Office.

    https://www.infowester.com/freexopen.php

    https://www.gabarite.com.br/dica-concurso/134-o-que-e-software-livre-e-software-proprietario

  • Assertiva S/ Gabarito

    O Telegram, aplicativo de comunicação, é um exemplo de software livre. "Errado "

    Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso

    IV - Software com copyleft é um software livre. "Correto"

    Copyleft é um método geral para tornar um programa (ou outra obra) livre

  • acho q programa é a mesma coisa de aplicativo

  • GABARITO LETRA D;

    Por um software ser livre não significa que ele seja gratuito, pode ser pago.

  • Alguém tem alguma fonte confiável atestando que o Telegram é software livre? Agradeço

  • Sobre o telegram, fiz uma pesquisa rápida e pelo que entendi é software livre sim, o que não é software livre é o servidor do telegram

    Todos os clientes oficiais do Telegram (e alguns dos clientes não oficiais) são de código aberto e com suporte a builds verificáveis  (que permitem que especialistas verifiquem de forma independente que o nosso código publicado no GitHub é exatamente o mesmo usado para construir os apps que você baixa da App Store ou da Google Play).

    O código do servidor é fechado. Pavel Durov mencionou que o código do servidor não é software livre, porque o Telegram requereria uma grande reformulação da arquitetura, a fim de permitir que servidores independentes se conectassem à nuvem do Telegram.

    Recentemente Pavel Durov publicou em seu canal no Telegram mais detalhes a respeito da possibilidade de tornar público o código do servidor:

    "Publicar o código do servidor não garante privacidade porque, ao contrário do código do lado do cliente, não há como verificar se o mesmo código é executado nos servidores. E você nem mesmo precisa do código do lado do servidor para verificar a integridade dos chats secretos - eles são sólidos, independente de como os servidores funcionam." 

    Na mesma mensagem Durov afirma ter adiado os planos de publicar o código do servidor porque, segundo ele, há 3 anos um regime autoritário estava tentando uma maneira de obter o código do Telegram para lançar seu próprio mensageiro e, depois, banir todas as outras redes sociais do país. "Eu não queria fornecer a ditadores ferramentas para escravizar sua população - esse não deveria ser o legado do Telegram. Não estamos prontos para trair nossos valores porque alguns usuários confusos parecem pensar que publicar o código do servidor irá de alguma forma melhorar a verificabilidade.", completou.

  • Software livre: fornece liberdade para o usuário modifica-lo conforme sua necessidade e redistribuir cópias com ou sem as modificações. A filosofia de software livre é anterior ao modelo SaaS, que, por sua vez, veio depois do ASP. Parece-me que o avaliador pegou a alternativa I de uma fonte fakenews kkk