SóProvas


ID
4142926
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fernando Collor tomou posse em 15 de março de 1990. Logo no início do mandato, sua equipe econômica anunciou o chamado “Plano Brasil Novo”, conhecido também como “Plano Collor”. Dentre as resoluções polêmicas do plano, podemos destacar o bloqueio de parte dos saldos das contas-correntes, cadernetas de poupança e outras aplicações financeiras. Sobre as consequências econômicas do governo Collor, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gaba: D) houve diminuição do consumo, desemprego e falência de empresas. O Brasil perdeu momentaneamente a capacidade de poupar e o endividamento cresceu.

    E) Havia disputa entre proprietários de terras e de escravos, de um lado, e comerciantes e financistas, de outro, mas o jogo político desse período, e não só dele, em boa medida não se fazia para alcançarem objetivos ideológicos.

    Creio que o erro da E é citar que houve congelamento de preços

  • Complemento

    -EsPCEx: No dia da sua posse confiscou cerca de 80% do dinheiro que circulava no país. 

    -O Plano Collor, divulgado no dia seguinte à posse e adotado imediatamente, representava uma mistura de elementos...para evitar o deslocamento de recursos da poupança para o consumo, como ocorrera em 1986, forçando uma elevação dos preços (ou desabastecimento), promovia também o confisco puro e simples de todas as contas-correntes, poupanças e demais investimentos que excedessem a quantia de 50 mil cruzeiros. O confisco teria o prazo de 18 meses, quando então os valores seriam devolvidos às pessoas e empresas, corrigidos monetariamente. (fonte: Vicentino, Volume 3 - pág: 257-258) 

  • Segundo cálculos da imprensa, dos cerca de 120 bilhões de dólares que estavam em contas-correntes, aplicações e poupanças, 95 bilhões foram confiscados. Isso representava 80% de todo o dinheiro que circulava nos bancos. Apesar do Plano Collor, não houve respostas positivas na esfera econômica. Pelo contrário, ninguém podia comprar, o consumo paralisou, o desemprego aumentou e empresas faliram.