SóProvas


ID
4144012
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Lacerda afirma que existem contradições, no cotidiano, do exercício profissional do Assistente Social. Analise as assertivas abaixo sobre esse tema, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Sendo a coesão social representada pelas forças que mantêm os homens juntos em sociedade e que lhes permitem viver em certo consenso e ordem social, a esfera cotidiana do trabalho do Assistente Social tende à alienação, ao cumprimento de rotinas e tarefas, limitadas à superficialidade e ao senso comum.
( ) O Assistente Social comprometido com a emancipação humana precisa especializar- se cada vez mais para tornar-se um gestor burocrata, garantindo, assim, uma ação eficaz para o projeto social hegemônico.
( ) O pensamento, limitado pela pressão do dia a dia, se restringe a dar respostas automáticas e superficiais a diversas situações singulares que são homogeneizadas a partir de sua superficialidade por meio de instrumentos de gestão de políticas sociais pautados em um arcabouço jurídico-burocrático e, dessa forma, organizam a rotina dos serviços que possuem impacto no cotidiano da família trabalhadora
( ) O fazer cotidiano serve ao capital para produzir a complexa coesão social, não deixando possibilidades de manutenção da vida do trabalhador.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    Texto base - Exercício profissional do assistente social: da imediaticidade às possibilidades históricas. Lélica Elis P. de Lacerda.

    ( V) Sendo a coesão social representada pelas forças que mantêm os homens juntos em sociedade e que lhes permitem viver em certo consenso e ordem social, a esfera cotidiana do trabalho do Assistente Social tende à alienação, ao cumprimento de rotinas e tarefas, limitadas à superficialidade e ao senso comum.

    (F ) O Assistente Social comprometido com a emancipação humana precisa especializar- se cada vez mais para tornar-se um gestor burocrata, garantindo, assim, uma ação eficaz para o projeto social hegemônico.

    O assistente social comprometido com a emancipação humana não pode ser um mero burocrata, um gestor. Essa concepção obscurece a luta de classe e contribui para tornar a cidadania vazia e passiva...

    (V ) O pensamento, limitado pela pressão do dia a dia, se restringe a dar respostas automáticas e superficiais a diversas situações singulares que são homogeneizadas a partir de sua superficialidade por meio de instrumentos de gestão de políticas sociais pautados em um arcabouço jurídico-burocrático e, dessa forma, organizam a rotina dos serviços que possuem impacto no cotidiano da família trabalhadora.

    (F ) O fazer cotidiano serve ao capital para produzir a complexa coesão social, não deixando possibilidades de manutenção da vida do trabalhador.

     Se por um lado serve ao capital para produzir a complexa coesão social, por outro lado abre possibilidades de humanização da vida do trabalhador, ínfima ante a sua necessidade e irrisória em relação às possibilidades históricas, mas que satisfaz necessidades humanas sem as quais a vida sucumbiria...

    https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n117/03.pdf