SóProvas


ID
4145119
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Guaraí - TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O recebimento de material no almoxarifado caracteriza-se por fases. Assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    A normalização, uma das etapas da classificação, não é feita no recebimento dos materiais.

    O RECEBIMENTO pode ser dividido em três etapas: recebimento provisório, etapa intermediária e regularização.

    RECEBIMENTO PROVISÓRIO: Entrada de materiais: recepção dos veículos transportadores; verificação de dados básicos da entrega (informações da nota fiscal, existência de autorização da entrega pela empresa etc.); encaminhamento para a área de descarga A. Nessa etapa, o “recebedor” assina no documento fiscal que acompanha o material, apenas para fins de comprovação da data de entrega.

    ETAPAS INTERMEDIÁRIAS

    • Conferência quantitativa: verificação se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde àquela efetivamente entregue B.

    • Conferência qualitativa: verificação de se as especificações técnicas do objeto entregue estão de acordo com as solicitadas pelo setor de compras (dimensões, marcas, modelos etc.) C.

    REGULARIZAÇÃO

    • Regularização: é o resultado lógico decorrente das fases anteriores. Pode ser originada uma das seguintes situações: • entrada do material no estoque e liberação do pagamento ao fornecedor. Nesse caso, houve aceitação do material, ou o recebimento definitivo;

    • devolução parcial ou total do material ao fornecedor. Nesse caso, a aceitação foi parcial ou, simplesmente, o material não foi aceito;

    • reclamação junto ao fornecedor, por falta de material.

  • A questão em análise aborda o recebimento de materiais e suas fases. Vamos analisar as alternativas apresentadas em busca da alternativa que não apresenta uma das fases que compõem o recebimento de materiais no âmbito das organizações.

    O recebimento de materiais é tido como uma etapa intermediária entre a compra e o pagamento junto ao fornecedor. João José Viana divide a classificação de materiais em quatro fases, são elas:

    1) Entrada de materiais: recepção dos veículos que transportam os materiais, verificação dos dados básicos de entrega e encaminhamento para a área de descarga etc.

    2) Conferência quantitativa: verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor do material está de acordo ao que foi, de fato, entregue.

    3) Conferência qualitativa: verifica se as especificações técnicas do material entregue estão de acordo com o que fora solicitado pelo setor de compras da organização.

    4) Regularização: é o resultado lógico e natural das etapas supracitadas, pode ser originada a partir da entrada do material, da devolução total ou parcial, ou ainda, da reclamação ao fornecedor por falta de material.

    Feita essa apresentação sobre o assunto, passemos à análise das alternativas apresentadas em busca daquela que não esteja de acordo com o que foi acima mencionado.

    A – CORRETA. São atividades que fazem parte da primeira fase: Receber os veículos transportadores; verificar os dados básicos da entrega e encaminhar para a área de descarga.

    B – CORRETA. São atividades que pertencem à segunda fase: Verificar se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde àquela efetivamente entregue.

    C – CORRETA. São atividades que pertencem à segunda fase: Verificar se as especificações técnicas do objeto entregue estão de acordo com as solicitadas pelo setor de compra.

    D – INCORRETA. O estabelecimento de normas técnicas para os materiais ou para seu emprego com segurança não faz parte das fases do recebimento de materiais. Na verdade, são características pertinentes à normalização, uma das etapas que regem a classificação de materiais.

    Após verificarmos que a entrada e a conferência qualitativa e quantitativa são fases do recebimento, não nos resta dúvida que o gabarito é a alternativa "D", que apresenta uma etapa para classificar os materiais.

    GABARITO: D

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.

  • Acrescentando com a Instrução Normativa nº205:

    3.3. Aceitação é a operação segundo a qual se declara, na documentação fiscal, que o material recebido satisfaz às especificações contratadas.

    3.3.1. O material recebido ficará dependendo, para sua aceitação, de:

    a) conferência; e, quando for o caso;

    b) exame qualitativo.

    3.4. O material que apenas depender de conferência com os termos do pedido e do documento de entrega, será recebido e aceito pelo encarregado do almoxarifado ou por servidor designado para esse fim.

    3.5. Se o material depender, também, de exame qualitativo, o encarregado do almoxarifado, ou servidor designado, indicará esta condição no documento de entrega do fornecedor e solicitará ao Departamento de Administração ou à unidade equivalente esse exame, para a respectiva aceitação.

    3.6. O exame qualitativo poderá ser feito por técnico especializado ou por comissão especial, da qual, em princípio, fará parte o encarregado do almoxarifado.

    3.7. Quando o material não corresponder com exatidão ao que foi pedido, ou ainda, apresentar faltas ou defeitos, o encarregado do recebimento providenciará junto ao fornecedor a regularização da entrega para efeito de aceitação.

  • A) Receber os veículos transportadores; verificar os dados básicos da entrega e encaminhar para a área de descarga.

    • Entrada -> materiais: recepção dos veículos que transportam os materiais, verificação dos dados básicos de entrega e encaminhamento para a área de descarga etc.

    B) Verificar se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde àquela efetivamente entregue.

    • Conferência quantitativa: verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor do material está de acordo ao que foi, de fato, entregue.

    C) Verificar se as especificações técnicas do objeto entregue estão de acordo com as solicitadas pelo setor de compra.

    • Conferência qualitativa: verifica se as especificações técnicas do material entregue estão de acordo com o que fora solicitado pelo setor de compras da organização.

    D) Estabelecer as normas técnicas para os itens de material em si ou para seu emprego com segurança.

    • normalização