Trata-se das informações de custos do setor público segundo .
➣ Teoria:
⇒ Sistema de custeio está associado ao modelo de mensuração e desse modo podem ser custeados os diversos agentes de acumulação de acordo com diferentes unidades de medida, dependendo das necessidades dos tomadores de decisões. No âmbito do sistema de custeio, podem ser utilizadas as seguintes unidades de medida: custo histórico; custo-corrente; custo estimado; e custo padrão.
⇢ Custo padrão (standard) é o custo ideal de produção de determinado produto/serviço.
⇒ Método de custeio se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno.
⇢ Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.
⇢ Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.
⇢ Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.
⇢ Custeio pleno que consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços.
⇢ Custeio por atividade que considera que todas as atividades desenvolvidas pelas entidades são geradoras de custos e consomem recursos. Procura estabelecer a relação entre atividades e os objetos de custo por meio de direcionadores de custos que determinam quanto de cada atividade é consumida por eles.
➣ Resolução: consiste na apropriação de todos os custos de produção para os produtos e/ou serviços produzidos é o CUSTEIO POR ABSORÇÃO.
Obs.: As demais letras possuem explicação na parte teórica.
Por fim, a alternativa que apresenta a resposta correta é:
Gabarito: Letra C.