SóProvas


ID
4149502
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O debate sobre a mediação e instrumentalidade no Serviço Social acompanha o processo de desenvolvimento da profissão, através, sobretudo, das chamadas políticas sociais, especialmente na primeira metade do século passado. As afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, são os objetivos e as finalidades do assistente social que irão definir quais serão os instrumentos técnicos que serão utilizados.

  • O que definem os objetivos é a instrumentalidade e não os instrumentos.

  • Gabarito A)

    A) Os instrumentos técnicos-operativos, numa perspectiva crítica, definem os objetivos profissionais a partir das finalidades ético-políticas da/o Assistente Social.

    Os objetivos profissionais são definidos através do Projeto Ético Político, veja os seus elementos constitutivos: “uma imagem ideal da profissão, os valores que a legitimam, sua função social e seus objetivos, conhecimentos teóricos, saberes interventivos, normas, práticas, etc.”

    Os instrumentos técnicos-operativos permitem a operacionalização da ação, e não são capazes de definir objetivos profissionais.

    A saber: o Plano também define os objetivos das políticas públicas, mas não objetivos profissionais!

    O planejamento envolve; reflexão, decisão, ação e retomada da reflexão, que por sua vez não pode ser confundido com plano, programa ou projeto, estes são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa. A definição dos objetivos se faz presente no plano, que depois devem ser alcançados através dos programas e dos projetos.

    Já pensou em estudar as principais matérias de Serviço Social resolvendo flashcards? A resolução de questões aliada a técnica de repetição espaçada dos flashcards deixa a sua preparação excelente. Conheça o Serviço Social - Evoque acessando nosso canal no YouTube. É muito fácil nos encontrar; basta digitar Serviço Social Evoque no YouTube.

  • Discordo do gabarito. Além da alternativa A estar errada entendo que a alternativa E também está incorreta.

    E) Enquanto mediação, a instrumentalidade permite a passagem das ações meramente instrumentais e imediatas para o exercício profissional critico e competente.

    A instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Com isso podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentais e técnicas, (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruído no processo sócio-histórico. Yolanda Guerra.

  • Fiquei com a mesma duvida da Andressa. Achando que a errada é a letra E. Alguém pode explicar melhor essa questão? Sem os comentários dos professores fica complicado.

  • GAB.A

    PARA QUEM NÃO É ASSINANTE COMO EU