- ID
- 4149532
- Banca
- UFCG
- Órgão
- UFCG
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
-
- Código de Ética de 1993 - Lei de Regulamentação da Profissão – Lei nº 8.662 de 1993
- Órgãos de Fiscalização da Profissão - CFESS/CRESS - e Resoluções do CFESS
- Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social
- Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social
A ética deve ser considerada como mediação entre a singularidade e a genericidade, entre os valores universais e sua objetivação. A ética é práxis: supõe uma prática concreta e uma reflexão ética crítica.
I- Os valores contidos no Código de Ética da/o Assistente Social são orientadores das opções, escolhas e posicionamentos políticos profissionais. Para que se concretizem, é preciso que ganhem efetividade na transformação da realidade.
II- A materialidade do projeto ético político profissional se dá através de três dimensões independentes: produção de conhecimentos no interior do Serviço Social; a dimensão político organizativa da categoria; e a dimensão jurídico-política da profissão.
III– O Código de 1993 afirma a centralidade do trabalho na constituição do homem enquanto ser social. Esta concepção ética está articulada a valores políticos, como a liberdade, a justiça social, a democracia e ao conjunto de direitos humanos e sociais.
IV- Para a autora, a ética se põe como uma ação prática dotada de uma moralidade que extrapola o dever-ser, instituindo-se no espaço do vir a ser.
É correto o que se afirma em: