SóProvas


ID
4150369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

        Atualmente, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) constituem o problema de saúde de maior magnitude e relevância e respondem por mais de 70% das causas de mortes no Brasil. As doenças cardiovasculares, o câncer, o diabetes melito, as enfermidades respiratórias crônicas e doenças neuropsiquiátricas — principais DCNTs — têm respondido pelo número elevado de mortes antes dos setenta anos de idade e pela perda de qualidade de vida, gerando incapacidades e alto grau de limitação das pessoas doentes em suas atividades de trabalho e de lazer.


IBGE. Pesquisa nacional de saúde 2013: percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas. Brasil, grandes regiões e unidades da Federação. Rio de Janeiro, IBGE, 2014. p. 35.


Com referência ao texto e às DCNTs nele mencionadas, julgue o item subsequente.

A atuação do profissional farmacêutico, em relação às DCNTs, inicia-se após o diagnóstico e está concentrada nas fases de tratamento medicamentoso em domicílio ou em ambientes ambulatoriais e hospitalares.

Alternativas
Comentários
  • As Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas estabelecida pelo Ministério da Saúde fazem parte do grupo de Atenção Básica em Saúde, o primeiro nível de atenção à saúde. Visa implementar políticas públicas voltadas para o controle e a prevenção das DCNT, assim como seus fatores de risco, e dar suporte aos serviço de saúde no enfrentamento destas. 

    O plano de enfrentamento às DCNT é baseado em três eixos principais, que são:

    EIXO I - Vigilância, monitoramento e avaliação

    EIXO II - Prevenção e Promoção da Saúde

    EIXO III - Cuidado Integral

    O farmacêutico atua amplamente em todos os eixos mencionados, e não está restrito apenas às fases de tratamento farmacoterapêutico pós diagnóstico, mas também atua na prevenção, na vigilância e na fase pré-diagnóstico.