-
Como assim o ARP não faz pate do TCP/IP?
-
✅Gabarito(B)
I - O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Department of Defense Advanced Research Projects Agency.
II - Gabarito.
III - TCP/IP é uma suíte de protocolos abertos.
IV - O Protocolo ARP (Address Resolution Protocol ou, em português, (Protocolo de Resolução de Endereço) tem um papel fundamental entre os protocolos da camada Internet da suíte TCP/IP, porque permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/TCP/IP
https://br.ccm.net/contents/262-o-protocolo-arp
-
Banca fraca demais, pedir data de criação do protocolo mede o que de conhecimento prático?
-
A stateless protocol does not require the server to retain session information or status about each communicating partner for the duration of multiple requests. A TCP connection-oriented session is a stateful connection because both systems maintain information about the session itself during its life.
https://en.wikipedia.org/wiki/Stateless_protocol
-
Complementando:
II - A camada de TRANSPORTE para TCP é stateful.
Sobre o Statefull:
- Não realiza um controle de conteúdo de tráfego, mas toma decisões baseadas em parâmetros como endereço de origem do pacote.
- Conhecido também como inspeção de dados, é uma poderosa arquitetura de firewall que examina os fluxos de tráfego de ponta a ponta na rede.
- Analisando os cabeçalhos dos pacotes e inspecionando o estado de cada um.
A Camada 4 (Transporte) no modelo OSI trabalha usando conexões, recorrendo para isso ao endereço de origem e a porta usada e o endereço de destino e a porta usada, usando por exemplo o protocolo Transmission Control Protocol mais conhecido por TCP.
Como é que a Camada 4 está envolvida com este tipo de Firewall?
- Um Firewall que use este método de filtragem armazena em tabelas todas as conexões estabelecidas para fora e para dentro. Quando ocorre uma requisição do lado de fora para estabelecer uma conexão, os parâmetros da conexão são verificados nas tabelas e se certas regras forem satisfeitas poderá ocorrer uma “conexão legítima”.
- A informação da conexão é mantida em tabelas que são controladas dinamicamente. Cada conexão é introduzida na tabela e depois de ser validada, os pacotes são encaminhados com base nas regras definidas naquela conexão em particular.