SóProvas


ID
4151356
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em 2016, foi confirmada a relação causal entre a infecção pelo vírus Zika em gestantes e a ocorrência de microcefalia em bebês. Em seguida, a OMS declarou a situação como Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional. Hoje se sabe que a microcefalia é apenas uma das manifestações que pode fazer parte de um quadro denominado Síndrome Congênita do Vírus Zika. Além da microcefalia, as crianças afetadas podem apresentar:


I - Malformações cerebrais como a redução do tecido cerebral, ainda que o perímetro cefálico esteja dentro dos limites normais.

II - Malformações cerebrais como a redução do tecido cerebral, ainda que o perímetro cefálico esteja fora dos limites normais.

III - Problemas articulares.

IV - Excesso de tônus muscular e convulsões.

V - Excesso de tônus muscular, porém não manifesta convulsões.


Está(ão) correta(s) apena(s):

Alternativas
Comentários
  • Aparência incomum do crânio, um achado comum na síndrome congênita pelo VZIK e incomum em demais casos de microcefalia, é caracterizada por um aspecto colapsado da calota craniana, com suturas evertidas e ossos predominantes na região occipital, assumindo um formato “em gaveta”, sendo comumente associado a escalpo redundante e dobrado. Tal achado pode ser decorrente, em parte, da continuação do crescimento do crânio e da pele, enquanto o tamanho do cérebro regride, ou até mesmo, em algum momento, pode ter havido um colapso do crânio que até então apresentava dimensões maiores à custa de ventriculomegalia. Destaca-se ainda que a presença de ventriculomegalia é diretamente relacionada com a redução do volume cerebral e pode manter o perímetro cefálico normal ou até mesmo aumentado.

    Além da microcefalia congênita, uma série de manifestações, incluindo desproporção craniofacial, espasticidade, convulsões, irritabilidade, disfunção do tronco encefálico, como problemas de deglutição, contraturas de membros, anormalidades auditivas e oculares, e anomalias cerebrais detectadas por neuroimagem têm sido relatadas entre neonatos que foram expostos ao vírus Zika durante a gestação.

    Referências: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842017000500314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

    https://saude.to.gov.br/dengue-zika-e-febre-de-chikungunya/dengue-chikungunya-zika-febre-amarela-e-sindrome-congenita-o-que-sao-essas-doencas/dengue-chikungunya-zika-febre-amarela-e-microcefalia-o-que-sao-essas-doencas/sindrome-congenita-associada-a-infeccao-pelo-virus-zika/