O desenvolvimento de ações e competências profissionais para as práticas de gestão participativa e de gestão da participação, numa perspectiva democrático-participativa e não meramente burocrática apontam, pressupõem várias ações dentre elas a construção de uma comunidade democrática de aprendizagem. Identifique, no quadro, as formulações que NÃO se referem a essa ação. Depois, marque a alternativa com a seleção correta.
(I) O trabalho conjunto leva a formular expectativas compartilhadas em relação a objetivos, meios de trabalho, formas de relacionamento, práticas de gestão.
(II) A comunidade de aprendizagem implica em uma ruptura com a ideia de participação ativa de professores, pedagogos, técnicos educacionais, e alunos, considerando que as decisões relacionadas à vida universitária envolvendo conteúdos, processos de ensino, atividades pedagógicas e avaliação já estão previstas nos respectivos projetos pedagógicos dos cursos.
(III) O caráter de diálogo e de compartilhamento de significados entre pessoas da comunidade universitária possibilita adquirir experiência, acumular recursos cognitivos e operacionais, construir competências coletivas.
(IV) Esse modo de organização possibilita maior envolvimento de professores e técnicos com sua formação porque podem discutir questões de seu trabalho, com base em necessidades reais. Com isso, a cultura do individualismo cede à da colaboração, as relações hierárquicas são substituídas pelo trabalho em equipe, a coordenação pedagógica torna-se uma atividade negociada com base em situações concretas da instituição.
(V) Essa proposta confirma a ação de prescindência de uma cultura organizacional e de processos de gestão
que valorizem a participação, mas também o desenvolvimento de competências de todos os membros da
instituição educacional, tais como capacidade de comunicação e de expressão oral, facilidade de trabalhar
em grupo e capacidade de argumentação, encontrando formas de enfrentar problemas e situações difíceis.