SóProvas


ID
4151503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde em vigor, julgue o próximo item à luz da regulação brasileira pertinente. Nesse sentido, considere que a sigla CME, sempre que utilizada, se refere a centros de material e esterilização.


Das duas classes de CME existentes, apenas uma pode processar produtos críticos para a saúde cuja conformação seja complexa, como produtos com reentrâncias ou válvulas e espaços internos inacessíveis para a fricção direta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º Para cumprimento desta resolução os CME passam a ser classificados em CME Classe I e CME Classe II.

    § 1º O CME Classe I é aquele que realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação não complexa, passíveis de processamento.

    § 2º O CME Classe II é aquele que realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação complexa e não complexa, passíveis de processamento.

  • CLASSE I: processa materiais ÑC, SC e C de conformação não complexa. Tem que ter no mínimo barreira entre setor sujo e limpo. CLASSE II: ÑC, SC e C de conformação não complexa e complexa. Tem sala de recepção e limpeza (setor sujo), tem sala de preparo e esterilização (setor limpo).