SóProvas


ID
4151590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

        Uma paciente de sessenta e quatro anos de idade, com cirrose hepática descompensada, chegou ao serviço de emergência de um hospital com hematêmese de início súbito e redução do sensório. Apresentava pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm e saturação arterial de oxigênio de 85% em ar ambiente. Após intubação e reposição volêmica, a paciente foi encaminhada à endoscopia, exame que revelou múltiplas varicosidades na junção gastroesofágica. Após inúmeras tentativas de cessar o sangramento, instalou-se um tubo de Sengstaken-Blakemore. Os exames laboratoriais foram compatíveis com uma baixa de hemoglobina e albumina, plaquetopenia e elevada razão normalizada internacional (INR). Foi indicada a realização de derivação (anastomose) portossistêmica intra-hepática transjugular (TIPS).


A respeito desse caso clínico, julgue o item que se segue.

São complicações potenciais do procedimento de TIPS: sangramento, sepse, insuficiência cardíaca, perfuração de órgão, trombose do shunt e insuficiência hepática progressiva.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    "O shunt portossistêmico intra-hepático transjugular (TIPS) é um método de tratamento da ascite, em que uma cânula é introduzida na veia porta por via transjugular para reduzir a hipertensão portal, um stent expansível é introduzido para servir como shunt intra-hepático entre a circulação portal e a veia hepática. O TIPS constitui o tratamento de escolha para a ascite refratária. Mostra-se extremamente efetivo para diminuir a retenção de sódio, melhorar a resposta renal à terapia diurética e evitar a recorrência do acúmulo de líquido"

    Brunner e Suddarth (2011), página 1906.