SóProvas


ID
4151629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

        Um homem de vinte e quatro anos de idade foi internado com histórico de febre, mal-estar geral e dores nas articulações. Não apresentava doença de base, relatou nunca ter tido doença sexualmente transmissível e informou que sua parceira se encontrava no primeiro trimestre de gestação, ainda sem acompanhamento pré-natal. O paciente informou ao médico que, duas semanas antes da consulta, havia notado uma lesão no órgão genital, indolor, à qual não deu importância. O exame físico evidenciou linfadenopatia, exantema maculopapular difuso, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, alopecia em placas, madarose e condiloma lata em região perianal, sintomas que levaram o médico a diagnosticar caso de sífilis.


A respeito desse caso clínico, julgue o item subsequente.

A parceira do paciente deverá ser avaliada e submetida a exames, pois ela poderá desenvolver sífilis durante a gestação, e o bebê poderá apresentar sífilis congênita precoce ou tardia.

Alternativas
Comentários
  • Sífilis congênita tardia É definida como aquela em que os sinais/sintomas surgem após os dois anos de idade da criança, geralmente devido à infecção por treponemas menos virulentos ou infecção materna de longa duração. 

    Fonte: Guia de Vigilancia em saúde - MS - 2019

    Questão confusa, pois tem um enunciado pobre. deveria ser anulada