SóProvas


ID
4151665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com referência a vírus zika e a anomalias congênitas, julgue o item a seguir.


O surto de microcefalia relacionado ao vírus zika é considerado emergência de saúde pública de importância internacional e, portanto, em caso de surto dessa anomalia, a primeira providência a ser tomada é a sua notificação imediata ao Sistema de Nascidos Vivos (SINASC), para que o Ministério da Saúde possa analisar, consolidar e caracterizar o evento.

Alternativas
Comentários
  • A doença causada pelo zika vírus é de notificação compulsória semanal, no caso de doença aguda pelo vírus Zika em gestante a notificação é imediata (em 24 horas), essa gestante deve ser acompanhada. No caso do nascimento da criança com microcefalia, não é de notificação compulsória.

    Com relação ao Sistema de Nascidos Vivos, a Declaração de Nascido Vivo (DN) é o documento padrão de uso obrigatório em todo o território nacional para a coleta dos dados sobre nascidos vivos, e considerado documento hábil para a lavratura da Certidão de Nascimento pelo Cartório de Registro Civil. As Secretarias Estaduais de Saúde garantirão a transferência dos dados para o módulo nacional do Sistema, no prazo de até 60 (sessenta) dias após o encerramento do mês de ocorrência do nascimento. Ou seja, o prazo é bem maior que as 24 horas.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vírus Zika no Brasil: a resposta do SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.
  • A notificação deverá ser feita ao SINAN e não ao SINASC.