SóProvas


ID
4151734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base nas diretrizes brasileiras para rastreamento do câncer de colo de útero, um dos tipos de câncer de maior incidência entre a população feminina no Brasil, julgue o próximo item.


O rastreamento do câncer de colo de útero nas gestantes deve ser realizado até o segundo trimestre de gestação e após o parto.

Alternativas
Comentários
  • O exame pode ser feito em qualquer período da gestação, preferencialmente até o 7º mês. , porém a coleta deve ser feita com a espátula de Ayre  OBS:  não usar escova de coleta endocervical, independentemente da idade gestacional.

  • Gestantes têm o mesmo risco que não gestantes de apresentarem câncer do colo do útero ou seus precursores. O rastreamento em gestantes deve seguir as recomendações de periodicidade e faixa etária como para as demais mulheres, sendo que a procura ao serviço de saúde para realização de pré-natal deve sempre ser considerada uma oportunidade para o rastreio, portanto não se deve esperar um semestre específico.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.

    Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. – 2. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.
  • Não há restrições para a coleta do exame citopatológico durante a gestação, inclusive com amostra endocervical. 

  • De acordo com o protocolo de Atenção básica à saúde da mulher (2016), há divergências entre estudos, portanto, para mulheres que fazem acompanhamento de rotina com o Papanicolau, pode ser feita a coleta somente da ectocérvice (com a espátula de ayre). Já para mulheres que tem vínculo frágil com a unidade, deve-se aproveitar a oportunidade para fazer a coleta completa da ecto e da endo, com espátula + escova).

  • Questão mal elaborada!

  • Pode ser feito em qualquer período gestacional, preferencialmente até os sétimo mês, com espátula de ayres, não usar escova endocérvical.

    EXCEÇÃO!!!!!!

    GESTANTE COM VÍNCULO FRÁGIL FAZER COLETA COMPLETA.

  • @andersonsoares Atentar para mulheres de vinculo frágil com a unidade de saúde no qual sera sim coletado a endocervice. :)

  • Gestantes têm o mesmo risco que não gestantes de apresentarem câncer do colo do útero ou seus precursores. O achado destas lesões durante o ciclo grávido puerperal reflete a oportunidade do rastreio durante o pré-natal. Apesar de a junção escamocolunar no ciclo gravidicopurperal encontrar-se exteriorizada na ectocérvice na maioria das vezes, o que dispensaria a coleta endocervical, a coleta de espécime endocervical não parece aumentar o risco sobre a gestação quando utilizada uma técnica adequada (HUNTER; MONK; TEWARI, 2008). Recomendação: o rastreamento em gestantes deve seguir as recomendações de periodicidade e faixa etária como para as demais mulheres, sendo que a procura ao serviço de saúde para realização de pré-natal deve sempre ser considerada uma oportunidade para o rastreio.