-
O exame pode ser feito em qualquer período da gestação, preferencialmente até o 7º mês. , porém a coleta deve ser feita com a espátula de Ayre OBS: não usar escova de coleta endocervical, independentemente da idade gestacional.
-
Gestantes têm o mesmo risco que não gestantes de apresentarem câncer do colo do útero ou seus precursores. O rastreamento em gestantes deve seguir as recomendações de periodicidade e faixa etária como para as demais mulheres, sendo que a procura ao serviço de saúde para realização de pré-natal deve sempre ser considerada uma oportunidade para o rastreio, portanto não se deve esperar um semestre específico.
Gabarito do Professor: ERRADO
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. – 2. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.
-
Não há restrições para a coleta do exame citopatológico durante a gestação, inclusive com amostra endocervical.
-
De acordo com o protocolo de Atenção básica à saúde da mulher (2016), há divergências entre estudos, portanto, para mulheres que fazem acompanhamento de rotina com o Papanicolau, pode ser feita a coleta somente da ectocérvice (com a espátula de ayre). Já para mulheres que tem vínculo frágil com a unidade, deve-se aproveitar a oportunidade para fazer a coleta completa da ecto e da endo, com espátula + escova).
-
Questão mal elaborada!
-
Pode ser feito em qualquer período gestacional, preferencialmente até os sétimo mês, com espátula de ayres, não usar escova endocérvical.
EXCEÇÃO!!!!!!
GESTANTE COM VÍNCULO FRÁGIL FAZER COLETA COMPLETA.
-
@andersonsoares Atentar para mulheres de vinculo frágil com a unidade de saúde no qual sera sim coletado a endocervice. :)
-
Gestantes têm o mesmo risco que não gestantes de apresentarem câncer do colo do útero ou seus precursores. O achado destas lesões durante o ciclo grávido puerperal reflete a oportunidade do rastreio durante o pré-natal. Apesar de a junção escamocolunar no ciclo gravidicopurperal encontrar-se exteriorizada na ectocérvice na maioria das vezes, o que dispensaria a coleta endocervical, a coleta de espécime endocervical não parece aumentar o risco sobre a gestação quando utilizada uma técnica adequada (HUNTER; MONK; TEWARI, 2008). Recomendação: o rastreamento em gestantes deve seguir as recomendações de periodicidade e faixa etária como para as demais mulheres, sendo que a procura ao serviço de saúde para realização de pré-natal deve sempre ser considerada uma oportunidade para o rastreio.