SóProvas


ID
4151761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

        A enfermeira de uma unidade de saúde atendeu, em 12/8/2016, uma gestante assintomática para iniciar o pré-natal. A gestante relatou seu desejo por um parto normal, contou que cinco anos atrás tinha realizado uma cesariana, mas que havia perdido o cartão de vacinas e os registros do pré-natal anterior. Informou, ainda, que o primeiro dia da sua última menstruação foi 1.º/7/2016, e expôs sua preocupação de o bebê nascer com microcefalia, pois havia incidência de dengue e zika no bairro onde ela reside.


Acerca de aspectos técnicos de enfermagem relativos a esse caso clínico, julgue o item a seguir.

Uma vez que a gestante perdeu o cartão de vacinação, o profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação deveria prescrever as doses adequadas das seguintes vacinas: dupla do tipo adulto — para difteria e tétano (dT) —; tríplice bacteriana acelular do adulto (dTpa) — para difteria, tétano e coqueluche —; além de hepatite B e influenza

Alternativas
Comentários
  • Em gestantes não vacinadas e/ou histórico vacinal desconhecido deve receber Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – dTpa ou dTpa-VIP; a dupla adulto (difteria e tétano) – dT.

    Recebe também a hepatite B em três doses, no esquema 0 - 1 - 6 meses. A vacina hepatite B é recomendada para todas as gestantes suscetíveis.

    A Influenza (gripe) é administrada em dose única anual, já que a gestante é grupo de risco para as complicações da infecção pelo vírus influenza.

    Gabarito do Professor: CERTO