SóProvas


ID
4151803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos procedimentos de enfermagem e à aplicação de escalas de avaliação, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla CFE, sempre que empregada, se refere ao Conselho Federal de Enfermagem.


Ao aplicar a escala de coma de Glasgow a um paciente, o enfermeiro encontrará respostas aos parâmetros de abertura ocular, nível de consciência e pressão intracraniana.

Alternativas
Comentários
  • Parâmetros:

    ABERTURA OCULAR

    RESPOSTA VERBAL

    RESPOSTA MOTORA

    +

    REATIVIDADE PUPILAR

  • A escala considera três fatores principais e determina uma pontuação de acordo com o nível de consciência apontada em cada um desses casos (espontaneamente ou através de estímulo). São eles: Abertura ocularResposta verbal e Melhor resposta motora. Após a análise desses fatores, a publicação de 2018 indica mais um ponto a ser observado: a Reatividade pupilar, que é subtraída da pontuação anterior, gerando um resultado final mais preciso. A enfermeira Dra. Roberta Prado alerta que ao contrário dos outros critérios, este é pontuado de forma decrescente: o pior resultado apresenta a maior pontuação. Deste modo, na nova versão (ECG-P), a pontuação varia de 1 a 15.