SóProvas


ID
4159177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Um estudo epidemiológico realizado em certo município no ano de 2000 mostrou que 45% de seus habitantes eram portadores de determinada doença. Alguns anos após a realização desse estudo, nova pesquisa foi encomendada com o propósito de verificar quais fatores de risco poderiam contribuir para a ocorrência de novos casos dessa doença. Com base nos resultados dessa nova pesquisa, os gestores de saúde do município planejariam ações de saúde.

Com base nessas informações hipotéticas, julgue o seguinte item, acerca de epidemiologia.

Os novos casos da doença devem ser avaliados por meio de estudo transversal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado!

    O estudo indicado neste caso seriam os estudos descritivos, já que os estudos da epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.

    Ao contrário do que aponta a assertiva, os estudos transversais ou seccionais são utilizados para avaliar a exposição e a condição de saúde do participante. Em geral, esse tipo de investigação começa com um estudo para determinar a prevalência de uma doença ou condição relacionada à saúde de uma população especificada (por exemplo, habitantes idosos de uma cidade). As características dos indivíduos classificados como doentes são comparadas às daqueles classificados como não doentes. Doentes x não doentes, para memorizar.