- ID
- 4159858
- Banca
- CPCON
- Órgão
- Prefeitura de Portalegre - RN
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Medicina
- Assuntos
A dor é a queixa principal na avaliação de um paciente com suspeita de abdômen agudo. Ou seja, a pesquisa da dor na anamnese deve se caracterizar pela necessidade de ser precisa. Disto se depreende que
I- a duração da dor, sua localização, como se iniciou e outras características como tipo de dor e evolução podem ajudar no diagnóstico diferencial. Enquanto que a dor visceral causada por distensão, inflamação ou isquemia é difusamente localizada na região mesogástrica.
II- doenças renais ou ureterais causam dor nos flancos. Por outro lado, sangue ou pus subdiafragmático à esquerda podem gerar dor no ombro esquerdo, doença biliar pode causar dor referida no ombro direito ou dorso.
III- doenças supradiafragmáticas, como uma pneumonia basal, podem causar dor referida no pescoço ou ombro. Enquanto que a dor abdominal no andar superior do abdômen sugere úlcera péptica, colecistite aguda ou pancreatite.
IV- cisto de ovário, diverticulite e abscessos tubo-ovarianos causam dor na porção inferior do abdômen. Enquanto que a obstrução do intestino delgado causa dor no mesogástrio, que, às vezes, é referida no dorso.
Portanto, estão CORRETAS