SóProvas


ID
4165948
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As duas enzimas mais frequentemente associadas com o dano hepatocelular são as aminotransferases que catalisam a transferência reversível de um grupamento amina entre um aminoácido e um alfa-cetoácido. Essa função é essencial para a produção dos aminoácidos funcionais necessários para a síntese proteica no fígado. As aminotransferases são a AST (aspartado aminotransferase) e a ALT (alanina aminotransferase). A AST e a ALT são consideradas enzimas hepáticas devido à alta concentração dessas enzimas nos hepatócitos, mas apenas a ALT é específica para o fígado.

Analise as afirmações a seguir.

I. A elevação somente da AST no sangue pode significar dano em células não hepáticas.
II. O aumento da atividade das enzimas ALT e da AST no sangue mostra dano hepático.
III. A elevação somente da ALT no sangue pode significar doença renal ou cardíaca.
IV. A atividade muito mais elevada das enzimas ALT e AST no sangue normalmente é indicativo de doença obstrutiva, como a litíase biliar, na ausência de lesão hepatocelular.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • A enzima AST encontra-se ubiquamente distribuída pelos tecidos corporais, mesmo no coração e nos músculos, enquanto a ALT é encontrada primariamente no fígado, ainda que quantidades significativas da enzima estejam presentes nos rins. ALT e AST elevado no sangue é um grande indicativo de lesão hepática.