SóProvas


ID
4165960
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

“Os distúrbios da glândula tireoide estão entre as principais doenças de evolução crônica. A disfunção dessa glândula pode ocasionar hipotireoidismo ou hipertiroidismo (mais raro, porém mais grave), sendo mais frequentes em mulheres.”

(LIMA, Kamila Karoliny Ramos de. Prevalência de distúrbios tireoidianos em um laboratório de análises clínicas de Campina Grande. 2015.)

Sobre o tratamento para esses distúrbios, analise as afirmações a seguir.

I. O uso de hormônio tireoidiano está indicado para reposição hormonal para pacientes com câncer da tireoide que necessitem de supressão de TSH e portadores de hipotireoidismo.
II. Para a terapia de reposição, a Liotironina (Tri-iodotironina) é o fármaco de escolha.
III. Na Doença de Graves, o tratamento consiste em se utilizar propranolol e propiltiouracil. Este último bloqueia a síntese de hormônios tireoidianos e impede a captação de iodeto.
IV. A utilização de Iodo radioativo está indicada no hipertireoidismo, observando-se melhora de 4 a 6 semanas. O Hipotireoidismo pode se desenvolver transitoriamente nos primeiros 6 meses, devido à supressão do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide.
V. A Tireoide de Hashimoto é caracterizada como uma doença autoimune que leva frequentemente ao hipotireoidismo. A indicação do tratamento acontece quando há alterações de TSH ou sintomas envolvidos. Para tratar a tireoidite de Hashimoto, é recomendada a administração de hormônios como a Levotiroxina, por 6 meses.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas