SóProvas


ID
41698
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Obter confiança sobre a identidade de agentes ou integridade de dados em comunicação, baseando-se na posse de informação sigilosa (senha), dispositivos (smartcard), dado biométrico (impressão digital, retinal, etc) ou nas combinações destes elementos, trata-se do conceito de

Alternativas
Comentários
  • Item correto Letra B

    Criptografia é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. Assinatura Digital é um método de autenticação de informação digital tipicamente tratada como análoga à assinatura física em papel. Embora existam analogias, existem diferenças importantes. O termo assinatura eletrônica, por vezes confundido, tem um significado diferente: refere-se a qualquer mecanismo, não necessariamente criptográfico, para identificar o remetente de uma mensagem eletrônica. A utilização da assinatura digital providencia a prova inegável de que uma mensagem veio do emissor. Certificado Digital é um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos. Função Hash é uma equação matemática que utiliza texto (tal como uma mensagem de e-mail) para criar um código chamado message digest (resumo de mensagem). Alguns exemplos conhecidos de funções hash: MD4 (MD significa message digest), MD5 e SHS. A capacidade de descobrir uma mensagem que dê um hash a um dado valor possibilita a um agressor substituir uma mensagem falsa por uma mensagem real que foi assinada. Permite ainda que alguém rejeite de forma desleal uma mensagem, alegando que, na realidade, ele ou ela assinou uma mensagem diferente, dando um hash ao mesmo valor e violando assim a propriedade de não-repúdio das assinaturas digitais.
  • Gabarito letra B.

    Em segurança da informação, a autenticação é um processo que busca verificar a identidade digital do usuário de um sistema, normalmente, no momento em que ele requisita um log in (acesso) em um programa ou computador. A autenticação normalmente depende de um ou mais "fatores de autenticação".

    O termo "autorização" é muitas vezes confundido com o termo autenticação, mas apesar de serem relacionados, o significado de ambos é muito diferente. A autenticação é o processo que verifica a identidade de uma pessoa, por sua vez, a autorização verifica se esta pessoa possui permissão para executar determinadas operações. Por este motivo, a autenticação sempre precede a autorização.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Autentica%C3%A7%C3%A3o