SóProvas


ID
4170160
Banca
Univap
Órgão
Univap
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Trata-se de um termo originário do latim, que se refere ao processo de crescimento e desenvolvimento das cidades devido ao aumento superior da população, em relação ao do campo.


A esse processo é dado o nome de

Alternativas
Comentários
  • Processo de urbanização

    Transformação do espaço rural e natural

    FINAL DO SECULO 18 90% POPULAÇÃO MUNDIAL VIVIA NO CAMPO = MUNDIAL

    Em 2008 pela primeira vez a população urbana superou a rural = MUNDIAL

    Urbanização = Exodo ( repulsivo )  + Industrialização ( atrativo ) , maior parte da população em cidades (1970) no BRASIL.

    Uma sociedade é considerada urbana quando a população das cidades supera a população rural.

    Principal eixo de migração = nordeste pra sudeste

    • Gentrificação:

    é um processo de transformação de centros urbanos através da mudança dos grupos sociais ali existentes, onde sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas.

    • Urbanização:

    O processo de urbanização corresponde ao expressivo aumento da população urbana em relação à população rural, e isso se deve a diversos fatores atrativos e repulsivos. É o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.

    • Conurbação:

    É um fenômeno típico de áreas urbanizadas em que há cidades com alto índice de crescimento urbano. Em suma, trata-se da junção de um município com outro, o que ocorre quando essas áreas crescem horizontalmente e expandem seus espaços de influência além dos limites municipais.

    • Metropolização:

    É o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial. A metrópole passa a ser vista como a zona na qual as demais cidades tornam-se dependentes e interligadas economicamente. Entre os exemplos de metrópoles no Brasil, temos as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e muitas outras.

    Fonte: Brasil Escola

    O-melhor-cursinho-é-o-Google.