SóProvas


ID
4172056
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Riacho da Cruz - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto e responda o que se pede


“Conurbação é um termo usado para designar um fenômeno urbano que acontece a partir da união de duas ou mais cidades/municípios, constituindo uma única malha urbana, como se fosse somente uma única cidade.

A partir da unificação, as cidades envolvidas começam a utilizar de maneira conjunta os mesmos serviços de infraestrutura, formando uma malha urbana contínua. ”

(Fonte: FREITAS, Eduardo de. "Conurbação"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/conurbacao.htm>. Acesso em 19 de maio de 2017.)

A partir deste conceito é CORRETO afirmar:


I - Recife e Jaboatão dos Guararapes são um exemplo de conurbação.

II- Toda região metropolitana criada no Brasil é o resultado do processo de conurbação.

III- Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, são um exemplo de conurbação no interior do Nordeste.

IV - Quando está totalmente formada a conurbação entre duas cidades, surge, então, a metrópole.

V- Feira de Santana-BA, Arapiraca-AL, Caruaru-PE, Campina Grande-PB e Mossoró-RN são a maior área conturbada do Nordeste.


Conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    I- Recife e Jaboatão dos Guararapes são um exemplo de conurbação.

    Correto: cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e por aí vai, se fundiram formando um grande núcleo urbano, limitado apenas por mapas e suas linhas territoriais.

    III- Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, são um exemplo de conurbação no interior do Nordeste.

    Correto:  O Crajubar, como é conhecida a aglomeração das cidades de Crato-Juazeiro do Norte-Barbalha, desde meados dos anos 1960, congrega hoje o maior adensamento populacional do interior do estado e compartilha uma mesma ambiência climática e cultural que as diferencia dos sertões nordestinos à sua volta O seu processo de conurbação, acentuado a partir dos incentivos industriais dos anos 1990, é uma das justificativas que subsidiou a criação da RM, conforme descrito na lei complementar nº 78, 26 de junho de 2009.