SóProvas


ID
4177765
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Jaíba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o preceituado na Lei n.º 8.666/1993, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia.
( ) A licitação destina-se a garantir condições de competitividade e a seleção da proposta mais vantajosa para a administração.
( ) Entre os princípios a que se subordinam o processamento e o julgamento dos processos licitatórios está a discricionariedade.
( ) A licitação destina-se a garantir a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3 A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.  

    gabarito letra A

  • PRINCÍPIOS BÁSICOS OBSERVADO NO PROCESSO LICITATÓRIO

    Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos

  • Entre os princípios a que se subordinam o processamento e o julgamento dos processos licitatórios está a discricionariedade. ERRADO

    > O processamento e o julgamento dos processos licitatórios, apesar de se subordinarem a outros princípios, o que está mais ligado a essa fase licitatória é o princípio do julgamento objetivo.

    >Não há discricionariedade no processamento e julgamento.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, após a análise de quatro itens. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    Art. 3º, Lei 8.666/93. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.   

    Assim:

    (V) A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia.

    (V) A licitação destina-se a garantir condições de competitividade e a seleção da proposta mais vantajosa para a administração.

    (F) Entre os princípios a que se subordinam o processamento e o julgamento dos processos licitatórios está a discricionariedade.

    Não há que se falar em discricionariedade, estando a Administração Pública vinculada ao instrumento convocatório, devendo manter um julgamento objetivo.

    (V) A licitação destina-se a garantir a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

    Assim:

    A. V, V, F, V.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.