Darido e Rangel (2008, p. 180) relatam que o professor ao trabalhar o esporte educação deve
Um dos objetivos do professor de educação física ao trabalhar o conteúdo esporte na escola é oportunizar a prática de várias modalidades esportivas, que através dessas práticas ele possa instigar os alunos a refletir de forma crítica sobre o mesmo.
Esporte participação
Nesta perspectiva o conteúdo esporte tem como propósito o prazer lúdico, procurando garantir o bem estar social dos praticantes, buscando a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e as relações entre pessoas (TUBINO, 2001, p. 38).
O esporte participação pode ser praticado por todos sem nenhuma forma de discriminação, onde geralmente essas manifestações ocorrem em espaços não comprometidos com o tempo e livres de obrigações da vida cotidiana.
Esporte performance
Também conhecido como esporte de alto rendimento, está preocupado em conseguir novos êxitos, vitorias e é regido por regras universalmente preestabelecidas que estão vinculadas as federações, confederações nacionais ou internacionais.
Darido e Rangel (2008, p.181) fazem referencia a essa dimensão do esporte expondo que o mesmo “apresenta uma tendência a ser praticado pelos talentos esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático”. Nessa tendência o esporte segue uma linha que quem o pratica são considerados os melhores, pois um dos objetivos é a vitória deixando de lado um caráter de democracia, onde quem quisesse praticar poderia praticar.
A
Esporte-educação: classificado também como esporte de rendimento, trazendo consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. Vivência de diferentes modalidades de forma crítica.
B
Esporte-participação: referenciado pelo princípio do prazer lúdico, ocorrendo em espaços não comprometidos com o tempo e livres de obrigações da vida cotidiana, com propósitos de descontração, diversão, desenvolvimento pessoal e interação social. Gabarito.
C
Esporte-performance: tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação, como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. Característica do esporte Educacional.
D
Esporte-tradicional: ligado a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais e internacionais com a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos. Características do esporte performance.
E
Esporte-competição: busca um reencontro do homem consigo mesmo e o coloca como um produto a ser devorado pelo mercado de bens de consumo, a partir do entendimento sobre o fenômeno esportivo. Característica do esporte midiático.