Ciclo da malária
→ No homem
No homem – hospedeiro intermediário do protozoário Plasmodium –, ocorre o ciclo assexuado, denominado de esquizogônico. Com a saliva do mosquito, ocorre a inoculação das formas do plasmódio, denominadas de esporozoítos, que circulam na corrente sanguínea até penetrarem o e baço. Durante essa fase, ocorre a reprodução por divisão múltipla, o que origina a forma denominada de merozoítos. Alguns protozoários, como o P. vivax, produzem também formas latentes – os hipnozoítos –, que são responsáveis pelas recaídas da doença meses ou anos depois.
Ao final dessa fase, os merozoítos são lançados na corrente sanguínea e invadem as , onde sofrem novas divisões múltiplas e acabam por romper essas células sanguíneas. Esse processo repete-se até que aparecem formas que não mais se dividem, os gametócitos, que são ingeridos pelo mosquito ao picar uma pessoa infectada.
→ No mosquito
No trato do mosquito – hospedeiro definitivo do plasmódio –, os gametócitos ingeridos originam os gametas. A fecundação dos gametas produz o oocineto, um ovo móvel que se fixa na parede do tubo digestório, onde dará origem ao oocisto. Este produz esporozoítos por meio de divisão múltipla. Os esporozoítos dirigem-se para as glândulas salivares, de onde são inoculados com a saliva no ser humano por intermédio da picada do mosquito.
Fonte: https://www.biologianet.com/doencas/malaria.htm