SóProvas


ID
4182481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Somente no início do século XX, a transfusão sanguínea adquiriu bases científicas, graças à descrição dos tipos sanguíneos A, B, AB e O e do sistema Rh. Considerando os sistemas ABO e Rh, julgue o item a seguir.


O teste de Coombs indireto é utilizado em exames pré-natais de mulheres grávidas com fator Rh negativo, a fim de se detectar anticorpos anti-D ligados na superfície das hemácias maternas.

Alternativas
Comentários
  • indireto verifica se há anticorpos no soro.

     O direto verifica se há presença de anticorpos nas hemácias. 

  • O teste de Coombs indireto é utilizado em exames pré-natais de mulheres grávidas com fator Rh negativo, a fim de se detectar anticorpos anti-D ligados na superfície das hemácias maternas. nos anticorpos do soro.

  • Gab E

    Quem é RR OU Rr = rh POSITIVO. (se vc tem isso, pode receber sangue, rh POSITIVO OU NEGATIVO)

    quem é rr = é fator negativo, NÃO pode receber sangue RH positivo. Possui anticorpo anti RH.

    GRAVIDA:

    Eritroblastose fetal é uma anemia hemolítica fetal (ou neonatal, como eritroblastose neonatal) causada pela transmissão transplacentária de anticorpos maternos direcionados às hemácias fetais

    As grávidas que são rr (Rh-) precisam desse teste, pois produzem anti RH+. Se o bebe for RH+ pode dar problema,

    No teste de Coombs direto, é adicionado o reagente de Coombs ao sangue do paciente, permitindo a visualização de anticorpos que possam estar ligados às hemácias. Já no teste de Coombs indireto, o sangue é coletado e centrifugado, separando as hemácias do soro, que contém os anticorpos.