- ID
- 4182925
- Banca
- BIO-RIO
- Órgão
- Prefeitura de Mangaratiba - RJ
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Assuntos
No processo de emancipação política de Mangaratiba, avalie se as afirmativas a seguir, relacionadas à Mangaratiba dos engenhos são falsas (F) ou verdadeiras (V):
✓ Somente o “Engenho de Itacuruçá” fez parte do chamado “Primeiro ciclo do açúcar da economia brasileira”, ocorrido entre os anos de 1534 a 1640. No segundo meado do século XVII, quando esse ciclo produtivo começou a entrar em decadência, logo após a expulsão dos holandeses do Brasil, Salvador Correia de Sá e Benevides trocou seu engenho e todas suas fazendas em Mangaratiba, com o Engenho Fumaça de Irajá de propriedade de D. José Rendom.
✓ Durante o século XIX, o ouro substituiu o açúcar como principal produto brasileiro. Nesse período, que ficou denominado como “O século do ouro”, todas as atenções das autoridades governamentais da colônia estavam direcionadas a dar segurança e proteção à saída desse precioso metal e ao combate da pirataria que invadia todo o litoral da região.
✓ Os engenhos do Rio de Janeiro diminuíram a produção de aguardente que servia para estabelecer o comércio de escravos entre os portos de desembarques e a áreas mineradoras, absorvedoras de mão de obra escrava por temer que o produto caísse em mãos dos piratas.
As afirmativas são respectivamente: