A - Instituição do federalismo, com a transformação das províncias em estados, que perderam a autonomia administrativa que desfrutavam durante o Império.
Ao contrário né , com o federalismo ganharam autonomia por se tornarem estados DURANTE A REPÚBLICA
B - adoção de medidas protecionistas à indústria nacional, que não recebia apoio durante o Império, que defendia uma política liberal, portanto contrária ao estímulo à produção.
Quando falamos de indústria , lembramos de agroexportação , logo, café e todos sabemos que foi estimulado até demais .
C - Subvenção do governo à imigração, até então, subsidiada por particulares, pelos governos europeus interessados em promover a emigração ou pelos próprios imigrantes.
ASSERTIVA CORRETA -
" Subvenção do governo à imigração, até então, subsidiada por particulares "
sim no caso o COLONATO que juntava a iniciativa privada e particular , pois a abolição da escravatura fez a troca da mão de obra escrava pela imigrante
" governos europeus interessados em promover a emigração ou pelos próprios imigrantes."
Após a abolição da escravidão o Brasil queria fazer o " embraquecimento " da população Brasileira e os imigrantes europeus estavam em um contexto de revolução industrial onde tinha muita mão de obra pra pouco emprego , logo havia a escoação desses imigrantes para países que poderiam ter oportunidade de emprego e o Brasil tinha um cenário ideal pois necessitavamos de mão de obra , pois estavamos trocando a mão de obra escrava pela uma tese " assalariada "
D - Extensão do direito ao voto a todos os brasileiros maiores de 21 anos, homens e mulheres, excetuando-se os analfabetos, mendigos, soldados e religiosos que se encontravam sujeitos à obediência eclesiástica.
As mulheres só passaram a votar no governo de Vargas , logo a medida não foi tomada na república oligarquica e sim na era Vargas em 1932, logo , assertiva está errada !
E - Separação entre Estado e Igreja, extinguindo-se o padroado, por meio do qual o Estado controlava a Igreja, mas permitindo o ensino religioso nas escolas.
O ensino religioso foi implantado nas escolas quando a igreja passou a apoiar Vargas , com esse apoio da igreja ao governo Vargas , o mesmo como forma de agradecimento implantou o ensino religioso e construiu o cristo redentor , tudo isso como forma de agradecimento .
A ALTERNATIVA C ESTÁ ERRADA!
Desde o Império o Estado já subsidiava as imigrações!
"A partir de meados da década de 1870, aumentaram as pressões dos cafeicultores para que o Estado subsidiasse a vinda de imigrantes europeus. A imensa maioria das províncias se opunha ao subsídio, pois a principal beneficiária seria a província de São Paulo. Mesmo assim, o governo imperial destinou verbas para a subvenção da imigração. Parte do dinheiro veio também da província de São Paulo, que em 1886 criou a Sociedade Promotora da Imigração, entidade não lucrativa destinada a recrutar, transportar e distribuir trabalhadores europeus pelas fazendas paulistas".
Fonte: https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/estimulos-imigracao-no-imperio.htm
"A partir da década de 1870, a entrada de trabalhadores europeus no Brasil passou a ser subvencionada pelo Estado, que inaugurou o sistema de Colonato, onde o governo arcava com as despesas de viagem dos estrangeiros, diminuindo as tensões entre empresários brasileiros e imigrantes".
Fonte: https://www.maisbolsas.com.br/enem/historia/segundo-reinado-imigracao
"Dada essa conjuntura, optou-se pela atração de mão de obra estrangeira, sobretudo europeia, por meio de uma imigração significativamente subsidiada pelo governo federal e pelo estado de São Paulo, que pagavam a passagem de dos imigrantes. A imigração subsidiada foi essencial para a manutenção da economia cafeeira na primeira década após a abolição da escravatura. Muitos dos imigrantes que vinham por conta própria para o Brasil não iam trabalhar nas fazendas de café, pois eram ou trabalhadores industriais que se estabeleciam nos centros urbanos"
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil