-
Alternativas duplicadas D,E ...
-
Eram movimentos liderados por religiosos e, por isso, seus participantes foram acusados de fanatismo, além de pretenderem a volta da monarquia.
-
Não sei quanto ao contestado, mas Antônio Conselheiro era crítico à República. Ambos os movimentos tinham viés religioso.
-
A alternativa E é até considerável, mas onde tem informando que eram favoráveis à volta da monarquia?
Antonio Conselheiro, José Maria e Deodato Manuel Ramos eram críticos da republica, na forma de como ela era aplicada no BR. Isso não é sinal de querer a volta da monarquia...
Se alguém puder da um help... pode mandar por msg
-
Eles eram monarquista .
-
qual o erro da letra c?
-
No meu ver, a alternativa E não está errada, apenas mal formulada.
Eram movimentos liderados por religiosos e, por isso, seus participantes foram acusados de fanatismo, além de pretenderem a volta da monarquia.
Acredito que a intenção de quem fez a questão era a de dizer que eles foram acusados tanto de fanatismo, quanto de monarquistas. Única maneira que vejo dessa alternativa estar correta.
-
A letra C está errada pelo seguinte motivo
Guerra de canudos - Causas
- a república estava fazendo a laicização do Estado
- Separava a igreja da administração do país
No Nordeste as pessoas eram muito pobres e queriam fugir da pressão das oligarquias (não existiam leis trabalhistas) E foram para Belo Monte por três motivos: primeiro para fugir das suas condições de vida, fugir da pobreza, buscar melhores condições, buscar um lugar melhor para viver, fugir da seca. Para negar o Estado, para negar o Estado laico, e se preparar para o Juízo Final, para se preparar para a volta de Cristo, para se preparar para o retorno de Jesus, para o fim do mundo, de certa forma, protestar contra a República.
Contestado - Causas
- · Construção de Estrada de Ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul
- · Interesses do capital estrangeiro acima dos interesses da população
- · Posse de terras não regularizada
- · Desemprego dos camponeses e perda de terras
GAB E - fanatismo: zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância.
Apesar de Antônio Conselheiro nunca ter se declarado um Messias, o representante de Cristo, e nem de nunca ter se declarado um milagreiro, muita gente ia atrás dele achando que ele era algum representante de Jesus ou que ele fazia milagres, que ele poderia ajudá-los espiritualmente de alguma forma. Então, ele angariou essa fama também, essa fama de milagreiro, de Messias.