Gabarito: A
(V) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos.
(V) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República.
(F) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende.
(V) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.
(F) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.
Esta
questão exige do candidato conhecimento acerca dos deveres fundamentais dos servidores públicos ao redigir documentos oficiais.
(V) Conforme enfatiza o atributo da precisão, é indispensável a releitura do texto redigido. Em textos oficiais, a ocorrência de trechos obscuros provém principalmente da falta da releitura, o que tornaria possível sua correção. Assim, esta afirmativa é correta.
(V) De acordo com o que estabelece o manual de redação, para que o atributo da padronização seja estabelecido, é indispensável que o texto seja digitado sem erros, que o redator faça uso de papéis uniformes para o texto definitivo e mantenha a correta diagramação do texto. Sendo assim, inferimos que o servidor deve respeitar rigorosamente as normas do Manual de Redação e, portanto, esta afirmativa está correta.
(F) Ainda, quanto ao atributo da padronização, o uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Sendo assim, inferimos que o servidor que redige o documento não deve adequá-lo ao perfil de público a que atende, mas manter o mesmo padrão para todos. Portanto, esta afirmativa é incorreta.
(V) Conforme explica o manual de redação, quando trata do atributo da clareza, a transparência é requisito do próprio Estado de Direito. Portanto, para que ela seja mantida, é considerado inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. Nesse sentido, é importante esclarecer que o emprego de termos técnicos na redação oficial só é permitido se o texto for encaminhado para um grupo específico, que domine e, consequentemente, compreenda a mensagem. Assim, inferimos que esta afirmativa está correta.
(F) Sabendo que o manual de redação determina que nos atos e nas comunicações oficiais só deve ser empregada a norma padrão, inferimos que o emprego de gírias, jargões e linguagem regional, que são próprios da linguagem informal, não são aceitos em nenhum documento e, portanto, o servidor não deve fazer uso de nenhum desses recursos. Dessa forma, identificamos que esta afirmativa está incorreta.
Com base na análise apresentada
acima, constatamos que são corretas as 1ª, 2ª e 4ª afirmativas (V,V, F, V, F) e, portanto, a
alternativa que responde este item é a letra A.
Gabarito do Professor: Letra A.